Plebe Rude

Por Toda Minha Vida homenageia Renato Russo

Jornal do Estado (PR) - 06/09/2007

Programa destaca os momentos mais importantes da vida de Renato Manfredini Júnior

Na sexta-feira (14), a TV Globo exibe Por Toda a Minha Vida, dramatização baseada em fatos reais sobre a vida e carreira de Renato Russo, vocalista da "Legião Urbana", uma das maiores bandas de rock do Brasil, que vendeu milhões de discos e arrebatou incontáveis seguidores. Com uma estrutura que compreende depoimentos de familiares e amigos, dramatização e trechos de shows e reportagens, o programa destaca os momentos mais importantes da vida de Renato Manfredini Júnior.

Garoto de classe média, morador da Brasília da segunda metade dos anos 70, dono de uma cultura e inteligência enormes, Renato burilou durante cerca de um ano e meio de reclusão – devido a um problema na perna – o projeto de ser o líder da maior banda de rock do Brasil. O especial vai mostrar a história do cantor desde a infância na Ilha do Governador até sua morte, em outubro de 1996, destacando as passagens mais marcantes de sua vida, como a adolescência em Brasília; o contato com o movimento punk; a criação da primeira banda, o Aborto Elétrico; a formação da Legião Urbana; e o sucesso estrondoso atingido pela banda.

Gravaram depoimentos para o programa os músicos Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Philippe Seabra, Flávio e Fê Lemos; os amigos Denise Bandeira e Fernando Artigas; sua mãe, Maria do Carmo; a irmã Carmem Teresa; o filho Giuliano; Arthur Dapieve, autor do livro "Renato Russo: o trovador solitário"; entre outros.

Fernanda Lima, apresentadora do programa, esteve na Ilha do Governador, em Brasília e no Circo Voador, no Rio de Janeiro, para gravar nos locais que tiveram representatividade na vida do cantor.

No especial, Renato Russo será vivido por Bruce Gomlevsky, que há quase um ano interpreta o cantor e compositor no teatro. Integram ainda o elenco os atores Rafael Rocha (Marcelo Bonfá), Ricardo Gadelha (Dado Villa-Lobos), Alex Brasil (Negrete), Pedro Struchiner (Fê Lemos), Bruno Autran (Flávio Lemos) e Pierre Baitelli (André Pretorius). Amilton Monteiro e Vânia de Brito interpretam Renato e Maria do Carmo Manfredini, pais de Renato Russo. O garoto João Nunes faz o papel de Renato na infância e, Vinícius Rodrigues, dá vida ao cantor na adolescência.

Por Toda a Minha Vida – Especial Renato Russo é escrito por Flávio de Campos e Maria Camargo e tem redação final de George Moura. Com direção de Núcleo e geral de Ricardo Waddington, o programa vai ao ar na sexta-feira, dia 14, logo após o Globo Repórter.

Google bookmarkDel.icio.usTwitterFacebook